Fachada Galeria Passado Composto Século XX na exposição Jean Gilon.
Foto: Mariana Chama

A Galeria
Passado Composto Século XX


A marca foi fundada em 1988, pela antiquária Cida Santana. Em 2002, Graça Bueno fundou a Galeria Passado Composto Século XX, especializada em môveis, arte e tapeçarias modernos brasileiros de êpoca; e comercializa tambêm peças de designers escandinavos como Bruno Mathsson alêm de obras de autores contemporãneos brasileiros, como da artista têxtil Eva Soban e do fotógrafo Ruy Teixeira.

A galeria tem como uma de suas missões resgatar a memória e valorizar o design e a arte nacional, enaltecendo nossa brasilidade, evidenciados pela sua pesquisa apresentando obras com conteúdo cultural em exposições na galeria e em instituições, realizadas em homenagem, aos mestres do design moderno como: Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Jean Gillon dentre outros, e aos artistas tapeceiros modernos: Genaro de Carvalho, Jacques Douchez, Norberto Nicola, Jean Gillon, Rubem Dario e Sylvio Palma.

Suas exposições, realizadas com curadoria própria e com curadores convidados, foram apresentadas na galeria e iniciadas em 2009 com a 'Sempre Modernos', seguida com a 'Artistas da Tapeçaria Moderna I e II entre 2012 e 2016, e em simultaneidade na feira Sp-Arte: as edições da 'Arte Tecida e Design' entre 2017 e 2020, de 'Murais Nômades' em 2018, e da mostra 'Plano e Relevo' em 2022. Em 2021 a galeria realizou a exposição JEAN GILLON: artista-designer no MCB e no espaço da galeria com o lançamento do livro homônimo pela Editora Olhares, sendo responsável pelo resgate e pela divulgação da sua obra, e autorizada tambêm pela reedição da poltrona Jangada, um dos ícones do mobiliário moderno brasileiro. Em sintonia e em sequência às suas exposições, a galeria edita catâlogos e livros alêm de pequenos documentários no tema.

Hoje a fundadora Cida Santana, que atua tambêm como designer com ênfase na criação de lustres, expõe seu acervo e criações no mesmo espaço da galeria na Alameda Lorena.

Graça Bueno


Graduada em Artes Decorativas dos Séculos XVII ao XX pela Sotheby's Educational Studies, em Londres, onde trabalhou na casa de leilões da mesma instituição. A partir de 1988, foi responsável pelas aquisições internacionais para o antiquário da família, e em 2002 fundou a Passado Composto Século XX, galeria especializada no modernismo brasileiro. Como expert e pesquisadora em mobiliário de êpoca e tapeçarias modernas artísticas brasileiras e internacionais, trabalha conjuntamente com as famílias de autores e instituições, contribuindo para enaltecer a nossa brasilidade única e para resgatar a memôria artística destes meios, através de exposições, curadorias, catalogações, palestras e publicações nacionais e internacionais. Dentre as colaborações relevantes mais recentes, foram: em 2019 a publicação do texto 'Magda no Brasil: Tecendo Histórias' de sua autoria no livro 'ABAKANOWICZ METAMORPHISM ' editado pelo Central Museum of Textiles in Lódz na Polônia, em 2021 a organização da exposição JEAN GILLON: artista-designer no MCB e do livro homônimo pela Editora Olhares, e tambêm em 2021 com pesquisa histórica e consultoria técnica para a exposição 'Os pássaros levantarão voo novamente - As Formas Tecidas de Jacques Douchez e Norberto Nicola' com curadoria de avaf no MAM-SP.

Graça Bueno
Foto: Mariana Chama

Linha Do Tempo


Passado Composto Século XX

Viaje através da nossa histôria...